Skip to content
★ Ashorasiguais.com ★

3 maneiras pelas quais sua seguradora de saúde pode lhe enganar

3 maneiras pelas quais sua seguradora de saúde pode lhe enganar

O número crescente de consumidores que aderem a planos de seguro saúde tem levado à proliferação de esquemas fraudulentos de seguros de saúde. 

Esses provedores costumam ter como alvo novos aposentados, idosos e proprietários de pequenas empresas, que não podem negociar taxas melhores com seguradoras legítimas. 

Seja muito cauteloso antes de investir em qualquer plano de saúde. Continue lendo para ter uma ideia sobre as 3 maneiras pelas quais sua seguradora de saúde pode enganá-lo.

1. Falta de pagamento de sinistros

Normalmente, os agentes fraudulentos de seguros de saúde contratam um grande número de pessoas rapidamente, oferecendo-lhes negócios lucrativos. 

Essas seguradoras continuam pagando pequenos valores de prêmios e indenizações médicas, mas se houver um valor substancial de indenização ou os reguladores os pegarem, essas empresas ilegais desaparecem como se nunca tivessem existido.

Portanto, tome cuidado se você estiver recebendo pagamentos atrasados ​​ou se seu provedor de serviços estiver oferecendo desculpas para a falha em efetuar os pagamentos. 

Se você se inscreveu nesses planos ilegais, também pode ser responsável pelas contas médicas de seus funcionários.

2. Planos de saúde não licenciados

Se a empresa da qual você comprou sua apólice de saúde não for licenciada pelo órgão fiscalizador, você pode estar em apuros. No Brasil quem atua nesse sentido é a Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Se todas as proteções do regulamento de seguro não se aplicarem ao seu provedor de serviços, a empresa pode ser falsa. Nesse caso, seu provedor de serviços está enganando você com a venda de planos de saúde não licenciados.

Os agentes de seguros não estão autorizados a vender qualquer apólice ou plano sindical legítimo, já que a lei federal os rege. 

Portanto, se o seu agente de seguros tentar enganá-lo vendendo um plano qualquer ou sindical, denuncie ao departamento de seguros do estado.

3. Cobertura incomum oferecida a taxas mais baixas

Se lhe for oferecida uma cobertura incomum, independentemente do seu estado de saúde e também a uma taxa mais baixa e muito mais benefícios em comparação com outras seguradoras, é hora de você também apertar o botão do pânico. 

Não se deixe enganar pela oferta lucrativa, caso contrário, você pode ser levado para um golpe. Os golpistas visam coletar grandes quantias o mais cedo possível, então eles tentam vender o máximo de apólices a preços atraentes.

Perguntas importantes a fazer ao escolher a cobertura de seguro

Quando foi a última vez que você se sentou e realmente pensou sobre sua cobertura de seguro? Sejamos realistas, não está exatamente na “lista de afazeres” semanal por uma ampla variedade de razões e, portanto, não é surpreendente que muitos sejam pegos despreparados quando acontece uma emergência. 

Uma coisa a lembrar é que você não precisa morar em uma área suscetível a um grande desastre (ou seja, vivendo em uma área sujeita a terremotos ou furacões) para perceber repentinamente que sua cobertura de seguro atual está terrivelmente desatualizada.

Aquisição de seguro é claramente uma tarefa assustadora para muitos, mas como é mais ou menos um mal necessário, listei uma série de fatores-chave a serem considerados quando você finalmente reservar um tempo para se certificar de que sua cobertura está em dia.

Condições pré-existentes e divulgação completa

Antes de serem aprovados para qualquer cobertura de seguro, todos os pedidos são examinados por um segurador. É um trabalho de segurador observar praticamente tudo sobre você relacionado ao seu histórico médico, quando você se inscreve para qualquer tipo de apólice de seguro saúde individual.

Seja honesto sobre tudo e certifique-se de divulgar quaisquer condições pré-existentes porque na maioria dos casos o segurador descobrirá sobre elas de qualquer maneira e se o fizerem e você não mencioná-las, você poderá ter a cobertura negada. 

E mesmo que o segurador não detecte uma condição pré-existente que você não mencionou e você for aprovado, você ainda não está limpo. 

O motivo, se você registrar uma reclamação antes do pagamento, eles olharão seu histórico novamente e se descobrirem sobre sua condição preexistente naquele momento, não apenas negarão sua reclamação, mas você também poderá ser culpado de fraude e tem que pagar uma multa, talvez algo ainda pior.

Embora muitas empresas não assegurem condições pré-existentes, algumas o farão, mas apenas com um período de espera de 30, 60, 90 e 120+, enquanto outras são legalmente obrigadas a realizar apólices de “emissão garantida”. 

Antes de assinar com uma empresa de seguros, obtenha uma lista detalhada do que é considerado uma condição pré-existente, o período de exclusão e o tipo de cobertura que será fornecida quando a exclusão terminar.

Comparação de planos de seguros

As taxas são importantes, seja para um seguro automotivo ou de saúde, mas lembre-se de obter cotações de apólices que tenham o mesmo tipo de cobertura. Obtenha uma cópia de todas as cotações para que você possa ver o tipo e a quantidade de cobertura em cada categoria.

Em seguida, certifique-se de que todas as cotações que você obtém são baseadas nesses mesmos valores de cobertura para que não seja pego de surpresa. 

Se você receber uma cotação muito abaixo das cotações de outras empresas, certifique-se de que é legítima perguntando como elas podem oferecer cobertura com uma taxa tão reduzida. 

A resposta pode ser que uma determinada empresa é especializada em um determinado tipo de cobertura e, portanto, oferece uma taxa substancialmente mais baixa, mas, novamente, se for bom demais para ser verdade, geralmente é. Portanto, lembre-se de que uma boa dose de ceticismo o ajudará muito.

Lidando com Agentes Independentes

Muitos agentes de seguros independentes são realmente um baú de informações valiosas sobre o setor de seguros como um todo, mas talvez ainda mais importante, eles também podem fornecer feedback de outros clientes sobre uma determinada seguradora, seus produtos e atendimento ao cliente .

Você é o cliente então faça do seu jeito

Porque você e sua família são os únicos que terão que conviver com as consequências de qualquer cobertura que decidir escolher, é realmente imperativo que você reflita sobre seus desejos e necessidades antes de decidir sobre o tipo de cobertura para escolher. 

Uma pergunta que você pode querer fazer a si mesmo é: Qual a importância de você ter a opção de escolher seus próprios médicos? 

Se não for um problema, talvez um seguro básico seja uma boa opção de economia de custos a ser considerada. Por outro lado, se você tem um médico favorito e deseja vê-lo, então você pode querer considerar um mais caro.

Independentemente da empresa que você decidir em última instância, é fundamental que seus produtos e opções de cobertura possam crescer com você e com suas necessidades em constante mudança.

Como resultado, uma empresa especializada em cobertura catastrófica pode não ser o melhor curso de ação se você estiver planejando ter filhos.

Alguns outros fatores importantes a serem considerados ao escolher a cobertura são: complementos, franquias, atendimento ao cliente e aumentos de taxas.

Agrupamento ou add-ons

Combinar ou agrupar coberturas múltiplas juntas. Se esse é um recurso importante para você, certifique-se de que é uma opção que sua seguradora oferece. 

Um exemplo de pacote ou “add-ons” seria combinar invalidez de curto e longo prazo, cobertura de medicamentos ou odontológica e de visão em um único pacote.

Franquias e copagamento

Sempre olhe e pergunte sobre as letras pequenas. Algumas boas perguntas são: “Quais são suas opções de copagamento” ou “Existe um limite anual para o copagamento?” ou “Os limites cobrem qualquer período de 365 dias ou seguem o ano civil tradicional?”

Você deve sempre olhar para as empresas que estão no Better Business Bureau e, se for importante para você ter acesso a um agente local, certifique-se de que eles tenham um escritório local. 

Caso contrário, ligue para a empresa e conheça os tempos de espera, o horário de funcionamento e os serviços oferecidos por telefone e pela internet.

Aumentos inesperados nas taxas

Pergunte aos amigos sobre suas experiências com a empresa. Tiveram problemas com o serviço ou aumento de taxas nos últimos dois anos? Esta será uma medida bastante razoável das possíveis mudanças nas taxas que o aguardam no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + dois =