Reflexão de paz e esperança para dias melhores

Fazer essa reflexão de paz e esperança, com a intenção de proporcionar ao terminar essa leitura, em que você se sinta melhor do que quando começou.

Temos que fazer um reconhecimento a todos os profissionais de saúde do Brasil e do mundo inteiro. Também médicos enfermeiros técnicos de enfermagem.

Os soldados da linha de frente no combate à pandemia expressa a minha gratidão a vocês pelo seu trabalho essencial essencial com todas as letras maiúsculas.

Um trabalho de alta responsabilidade que vocês fazem sob intensa pressão em jornadas extenuantes, muitas vezes sem os recursos materiais necessários.

Se expondo a riscos fazendo sacrifícios pessoais muitas vezes recebendo uma remuneração que não está à altura do valor do seu trabalho.

Reflexão de paz e esperança com palavras transformadoras

A ideia dessa fala surgiu depois que uma pessoa, compartilhou comigo a sua tristeza pelos casos de agressão a profissionais de saúde no Brasil.

Ele havia recebido a mensagem de uma grande amiga que trabalha na área contando sobre uma dessas agressões.

Eu sinto muito por isso. Eu desconheço a motivação dos agressores seja o que for não é justificável e nem representa o sentimento da imensa maioria dos brasileiros.

Que é de gratidão gratidão gratidão pelo trabalho heróico que vocês fazem é para você que é novo por aqui seja super bem vindo.

VEJA TAMBÉM: O PODER DA MENTE E A LEIA DA ATRAÇÃO

Desde então a gente vem conversando sobre atravessar essa fase. Lidar com os desafios do distanciamento com equilibrismo e conciliar home Office e tudo o resto com ansiedade as preocupações a angústia o medo que estamos todos nós sentindo.

Já são quase três meses convivendo com restrições e mas notícias em série e no caso de muitos de nós com dramas nos nossos próprios lares. Para uns bate o cansaço.

Para outros o desânimo a tristeza. Para outros ainda a perplexidade com a situação. Tudo isso junto. E para todos nós muitas dúvidas.

Dia após dia a gente se pergunta. Quando é que isso vai acabar. E como é que vai ficar quando acabar. Onde tudo isso vai.

Exercitando nossa paz interior na busca de dias melhores

Eu pensei então que talvez seja o momento de a gente exercitar ver essa pandemia como uma força de transformação para o mundo que está precisando muito mudar.

A impressão é de que o mundo e em particular o nosso país. A coisa toda degringolou de vez. Está indo ladeira abaixo sem freio. E quanto tempo vai durar essa descida. Não sabemos.

Não sabemos por quanto tempo esse vírus vai ficar fazendo estragos na saúde pública. Não sabemos a extensão dos impactos na economia não sabemos quantos absurdos mais a política ainda vai ser capaz de produzir.

Mas como na vida nada é permanente e como nós seres humanos temos uma grande capacidade de adaptação. Podemos contar que em algum momento começaremos a subir novamente.

Reflexão de paz e esperança para hoje

Pelo menos é o que a história mostra pandemias mudam o mundo diz, a primeira frase de um texto na TV meio que o li por esses dias.

A pandemia da peste bubônica no século 14 marcou o início do fim da Idade Média com uma grande mudança de mentalidades que preparou a chegada da era moderna.

A pandemia de gripe espanhola em 1919 ela fez pelo menos o dobro de vítimas do que a Primeira Guerra Mundial que terminou um ano antes.

A humanidade já viveu uma pandemia depois de uma guerra global, mas enfim a Gripe Espanhola motivou uma importante mudança no modo de vida das pessoas nos costumes nas artes.

Uma busca por mais liberdade e felicidade. E agora com a pandemia da covide podem acontecer transformações profundas no nosso modo de viver e trabalhar com o interagir socialmente.

Transformações no modelo econômico na organização social e política na nossa relação com o meio ambiente e muitos outros aspectos da vida.

E porque é que eu digo isso. Aqui ultimamente eu tenho procurado saber o que as pessoas estão enxergando para além dos problemas presentes, para além da crise sanitária da crise econômica da crise política que em algum momento nos assombra.

E eu encontrei ideias muito interessantes para transformar a nossa vida transformar claro para melhores.

E não são só ideias mas algumas iniciativas já. Tem um novo projeto de humanidade sendo gestado.

Nós já temos os recursos materiais para começar este projeto mas precisamos de uma profunda mudança de mentalidade para que ele se espalhe.

E mais do que isso. Precisamos acreditar que uma mudança é possível. e precisamos também desejar acima de tudo, que haja uma nova esperança surgindo em meio as incertezas da vida.

Veja Também: O poder do pensamento positivo