Skip to content
★ Ashorasiguais.com ★
MBA

MBA todas as vantagens profissionais

vantagens de fazer MBA

Por que fazer um MBA? Nesse artigo vamos nos aprofundar um pouco e tentaremos entender por que essa pergunta é importante.

De fato, ter uma resposta clara à pergunta sobre o porquê do MBA o ajudará a tirar o máximo proveito da sua experiência.

É exatamente o que faremos aqui, também abordaremos outra questão relacionada, então leia até o final.

HARVSe você está enfrentando a questão do porquê do MBA em ensaios e entrevistas de MBA ou simplesmente fazendo uma introspecção em algum momento de sua carreira, é uma pergunta que pode deixá-lo louco.

Aqui está o grande problema se o dinheiro é sua única resposta. Mesmo na melhor das hipóteses, se você conseguir um emprego bem remunerado imediatamente após a formatura, levará um tempo para recuperar o dinheiro investido.

Empréstimos para conseguir fazer o seu MBA

No programa de MBA, pague o empréstimo para educação e comece a economizar.

O período de retorno de alguns programas populares de MBA pode variar de cinco a dez anos, ou até mais! E se você não conseguir o emprego dos seus sonhos após a formatura?

Por essas razões, você estará melhor se tiver mais algumas razões igualmente importantes para obter um MBA.

Aqui estão algumas respostas comuns para a pergunta do porquê do MBA. Imagine o que você pensa quando alguém diz: eu fui para a Harvard Business School.

Seu respeito por eles aumenta instantaneamente e você nem sabe se eles foram lá para estudar ou apenas para passear, isso fica muito claro.

Esse é o poder da marca. As escolas de nível superior B têm marcas fortes que podem ajudá-lo a criar sua marca pessoal.

Essas escolas B já existem há muito tempo. Eles têm uma lista impressionante de ex-alunos nas primeiras posições em todos os setores.

Como um MBA pode se tornar um diferencial profissional

A qualificação dos ex-alunos geralmente aparece com destaque nas novas histórias que os apresentam. Alguns graduados em MBA lançam startups que se tornam unicórnios de bilhões de dólares ao longo do tempo.

Alguns fazem doações multimilionárias para sua alma mater e trazem a marca de volta às manchetes. Quando você participa de um programa como esse, se beneficia do halo e do karma positivo.

Isso ajuda você a criar sua marca pessoal apenas por causa da associação com uma escola superior.

Um MBA pode ser útil para quebrar alguns tetos de vidro e subir a escada corporativa. Essa é uma das razões pelas quais um grande número de hospitais escolhe um diploma de MBA em relação aos outros cursos de pós-graduação.

A variedade de tópicos abordados em um plano de estudos de MBA pode ajudá-lo a desenvolver uma ampla gama de habilidades úteis em diversos setores.

Alguém que exerce uma função técnica há vários anos e agora deseja assumir uma posição de gerência no mesmo campo pode fazê-lo através de um MBA.

Vantagens salarias para quem consegue um MBA

Um graduado em MBA de uma boa universidade pode ter uma vantagem com os recrutadores, dando-lhes referência para excelentes vagas de emprego ao longo de sua carreira.

Também pode sim, ter um salário mais alto sendo um dos resultados positivos à medida que você sobe na hierarquia corporativa.

Uma geração atrás, era bastante comum os graduados iniciarem e terminarem suas carreiras em uma empresa. Você não verá muitas pessoas fazendo isso hoje.

Os níveis de interesse e paciência mudaram e a dinâmica do mundo dos negócios também. As demissões tornaram-se mais comuns e é por isso que muitos começam a olhar para uma mudança de carreira quando prevêem seu gráfico de carreira estagnado.

Essa é outra área em que um diploma reconhecido internacionalmente por uma Escola de Negócios de renome global pode ajudar.

Se você visualizar as estatísticas de posicionamento das boas escolas de administração, verá uma grande proporção de pessoas que mudam de carreira, incluindo estudantes que mudaram de setor, rolagem, geografia ou todos os três.

vantagens de fazer MBA

Além da teoria que é abordada nas aulas, há muito mais acontecendo nas aulas de MBA e fora dela, que ajuda os alunos a aprender as habilidades mais sutis.

Habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação, gerenciamento de conflitos e negociação.

Isso acontece através das várias atribuições de eventos de projetos que você manipulará. Existem muitas oportunidades fora da zona acadêmica que podem ajudá-lo a descobrir seu espírito empreendedor.

Confira os vários clubes liderados por estudantes no campus. Você encontrará clubes de consultoria, clubes financeiros, clubes de dança, clubes esportivos, organizações culturais e muito mais.

Você será mimado pela escolha e essa é uma excelente maneira de aprimorar suas habilidades de priorização, tomada de decisão e gerenciamento de tempo.

Networking de sucesso através de MBA

Um programa internacional de MBA tem muita diversidade com estudantes de várias origens culturais e nacionalidades. A porcentagem de estudantes internacionais pode variar de 30% nos programas de MBA americano a mais de 90% nos programas europeus.

Essa enorme e diversificada mistura de estudantes pode ajudá-lo com contatos valiosos em vários países sem realmente viajar para cada um deles.

Durante os eventos sociais no campus, você tem a oportunidade de desenvolver contatos com ex-alunos e estudantes de outros cursos. Você poderá assistir a palestras de empresários bem-sucedidos, CEOs e ouvi-los compartilhar suas histórias de sucesso.

Você também pode ter a chance de interagir individualmente com os líderes do setor. O tipo de alcance que um MBA oferece em termos de escopo de rede é incomparável com qualquer outro grau acadêmico.

Essas cinco razões definitivamente não são as únicas. É só para você começar. Há muito mais em que você pode pensar. Antes de fazer uma roda de carroça, supondo que seu trabalho esteja concluído, há mais uma pergunta importante a ser respondida.

Por que MBA agora? Aqui estão as duas grandes razões que funcionam para muitos. O primeiro é a necessidade de carreira.

Existem várias variações para isso. Seu teste pode ter se tornado mais exigente e as habilidades que você adquiriu no curso de graduação seguiram seu curso, o que significa que você precisa se qualificar novamente para evitar recuar na corrida ou pode estar ligado aos seus planos de mudança de carreira.

A segunda razão está relacionada à idade e experiência. As escolas B não podem discriminar com base na idade e na experiência; portanto, elas também não têm um ponto de corte rígido, mas se você ver as estatísticas, a maioria dos estudantes cai em uma idade estreita e possui uma faixa de experiência.

Isso dá origem a duas situações. O primeiro é quando você está se candidatando a um MBA quando estiver próximo da idade e experiência medianas do programa.

Nesse caso, você não precisa citar explicitamente o motivo pelo qual os oficiais de admissão podem vê-lo em seu currículo, mas quando você não se enquadra na faixa típica de idade e experiência, precisará explicar por que está se inscrevendo cedo ou tarde demais na sua carreira.

O simples conhecimento das razões gerais não a tornará a melhor resposta para a pergunta sobre o porquê do MBA, porque todo candidato falará sobre alguns ou todos esses pontos.

Como você pode tornar sua resposta melhor e mais impactante do que outras? A resposta é não apenas elaborar uma lista de lavanderia, mas personalizá-la com base em seu perfil e planos de carreira.

Os oficiais de admissão não estão tentando obter a resposta certa. Eles estão tentando entender suas motivações, sua capacidade de pensar e apresentar a resposta como um profissional maduro, para torná-lo interessante.

Traga sua história de vida, traga suas aspirações pessoais e conecte todos os pontos. Só então você terá uma resposta que é verdadeiramente sua.

Veja Também: MBA FGV quais as vantagens